SOLUÇÕES CRIATIVAS EM TECNOLOGIA

Sobre a Mosaique 

Por Felipe Aragao e Denis Silva postado em 20 de Julho, 2016

A Mosaique é uma empresa de Tecnologia da Informação que aperfeiçoa os processos corporativos através das soluções que desenvolve.  Seu princípio de atuação é oferecer soluções simples, úteis e modulares, que atendam perfeitamente às necessidades de todas as empresas e que sejam facilmente configuráveis para qualquer ambiente.
Para concretizar sua missão, a Mosaique estabelece como prioridades:

• Agilidade para cumprir o proposto ao cliente;
• Excelência no suporte técnico e atendimento para garantir a fidelização dos clientes;
• Qualidade diferenciada dos produtos;
• Atualização constante dos produtos como pilar do crescimento contínuo da empresa.

Serviços 

Atualmente, os desafios que as organizações enfrentam no que se refere à tecnologia da informação vão muito além da necessidade de reduzir custos de suas operações.
Gerenciar com sucesso esses desafios constitui uma tarefa que a maioria das empresas não pode vencer sem a ajuda de recursos especializados e conhecimento aprofundado da tecnologia
em questão.
A Mosaique oferece os menores prazos de execução nos projetos a e a melhor relação custo-benefício do mercado. Os projetos desenvolvidos abrangem desde o planejamento, avaliação, implementação, suporte técnico, treinamento e capacitação integral da equipe do cliente.
Serviços:

1. Desenvolvimento de Software Sob demanda
Para atender às necessidades específicas de seus negócios, que normalmente não são supridas por produtos disponíveis no mercado, muitas empresas tentam desenvolver internamente seus softwares.

CMS
• O Gerenciamento de Conteúdo tem o propósito de agilizar e descentralizar a gestão e publicação de novas informações, portfólio, produtos e serviços sem depender de um desenvolvedor para criar códigos.

Web sites
• Nosso desenvolvimento de website tem como principais diferenciais o entendimento e mapeamento da organização para gerarmos um design atraente que traga aos clientes maior agilidade e facilidade na navegação.

E-commerce
• Após grande análise de mercado, decidimos adotar a plataforma TRAY COMMERCE como principal ferramenta de e-commerce, temos nela como principais diferenciais a fácil administração, integração e gestão dos produtos e etapas do processo.

A fábrica de softwares da Mosaique tem por objetivo atender à demanda do mercado por sistemas confiáveis e eficientes. Nosso time, formado por profissionais de alto nível, está comprometido com as melhores práticas e processos capazes de gerar produtos de altíssima qualidade, gerando satisfação e resolvendo os problemas de nossos clientes. Com a uma metodologia ágil e inovadora, trabalhamos junto aos clientes para desenvolver as melhores soluções em TI, tendo como objetivo final aumentar sua produtividade, eficiência e lucratividade.
Para atender a necessidade de nossos clientes utilizamos diversas metodologias como:

Design Thinking, metodologia para alavancar a inovação tecnológica.
O método propõe novas abordagens e perspectivas direcionadas a soluções inovadoras, deixando o processo mais humanizado e ainda ajudando as companhias a entrarem definitivamente na era digital, através da conexão entre tecnologia, pessoas e negócios, através de um processo colaborativo e interativo.

O Design Thinking é um forte acelerador para que empresas possam definitivamente entrar na Era Digital ao criar novos modelos de negócios que atendam as atuais, e cada vez mais exigentes, necessidades dos clientes. Tudo isso por meio de métodos e processos formais para a resolução prática e criativa de problemas e, como consequência, gera bons resultados e economia de recursos, pois diminui o retrabalho comum em processos tradicionais, já que o teste e a validação são premissas do pensamento.
Veja a seguir como funciona:

1. Compreender o cliente

Um designer, um desenvolvedor e um pesquisador da Mosaique acompanham a rotina dos funcionários de seu cliente por cinco dias. Para detectar problemas, o trio faz perguntas e se dedica a observar o usuário, como se fosse uma sombra dele.

2. Organizar as ideias

Depois de identificar as necessidades do cliente, cada observador compartilha o que viu e ouviu. Os problemas são organizados por tema, com a ajuda de post-its coloridos distribuídos em painéis. Para trazer novas ideias, a Mosaique convida outros funcionários de diferentes áreas para sugerir soluções.

3. Prototipagem rápida

Com o auxílio de desenhos, maquetes e jogos, uma equipe apresenta as soluções ao cliente e ouve suas sugestões. O formato ajuda a visualizar melhor as ideias e a validar ou descartar hipóteses. Em seguida, a Mosaique desenvolve um protótipo do produto final e o apresenta ao cliente.

4. Melhoria contínua

Depois de aprovar o protótipo, o cliente recebe um produto pronto para uso, mas não exatamente acabado. A empresa segue observando a experiência do cliente para atualizar o produto, de modo a torná-lo mais eficiente e simples. Por exemplo: se há um botão que se prova desnecessário, ele é eliminado.

SCRUM

Metodologia ágil de desenvolvimento de software, utilizada no processo de desenvolvimento. A vantagem da utilização dessa metodologia é que o projeto tem entregas periódicas, o que diminui o tempo de retorno do investimento feito pelo cliente. A ilustração abaixo exemplifica a utilização do SCRUM no processo de desenvolvimento de nossos projetos.

Um product backlog é o conjunto de requisitos priorizado pelo cliente. Há entregas de um conjunto fixo de itens do backlog em série de iterações curtas ou sprints. Cada sprint é uma interação que segue o ciclo PDCA e entrega incremento de software pronto.  Em nossa metodologia, os clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento (os clientes devem estar genuinamente interessados na saída). Além disso, as entregas são freqüentes e com funcionalidades 100% desenvolvidas. Essas características diminuem o risco do projeto e aumentam o retorno do investimento realizado. 

2. Computação em Nuvem

Criar uma logo:

ACM – Arquitetura Cloud Mosaique

Para aplicações que necessitam de alta disponibilidade, ser mantida no ar durante o máximo de tempo possível, e escalabilidade, capacidade de crescer para suportar um aumento de demanda e manter seu desempenho, a Mosaique implementa a ACM - Arquitetura Cloud Mosaique capaz de acompanhar as demandas e o crescimento do negócio do cliente, além de estar disponível 24×7.
A ACM monitora seus aplicativos e ajusta automaticamente a capacidade para manter uma performance constante e previsível pelo menor custo possível, pagamento apenas pelo que utiliza.

Benefícios da arquitetura:

• Melhor experiência do usuário, já que nos momentos de pico de carga será inicializada novas instâncias para diminuir o processamento;
• Melhor disponibilidade da aplicação, pois em caso de problema em algum servidor novas instâncias será iniciada automaticamente;
• Possibilidade de disponibilizar uma nova versão da aplicação sem gerar indisponibilidade dos serviços;
• Distribuição geográfica da aplicação por zona de disponibilidade, possibilita proteger as aplicações de falhas em uma zona e permitir que as instâncias estejam mais perto de seus clientes ou para ajudar a atender requisitos legais.

3. Suporte em TI

Prestando serviços relacionados a Suporte de Software e Hardware, além da consultoria relacionada a TI, onde é estudado por nossos profissionais todo o funcionamento da instituição e elaborado projetos para melhor desempenho e crescimento da instituição. A Mosaique também disponibiliza um sistema onde os nossos clientes realizam a abertura dos chamados e acompanham o seu status através do nosso site.

4. Outsourcing

Destinado a instituições que desejam manter o ambiente de TI terceirizando total ou parcialmente o pessoal de informática. Os custos com atualização de um profissional especializado são quase sempre elevados. Quanto maior for a capacidade deste profissional maior a chance dele ser absorvido por outras empresas.

O sistema de Outsourcing vem sendo adotado há muito tempo pelas empresas, tornando-as independentes com relação ao setor de informática, pois a terceirização plena garante a continuidade da evolução da empresa sem gastos com RH ou mesmo preocupações com as melhores decisões a serem tomadas em cada caso.

Outsourcing - Administração de Rede, Manutenção e Help-Desk

Os contratos de outsourcing oferecem ao cliente a possibilidade de ter pessoal qualificado para administração de rede, help-desk e manutenção de equipamentos, alocado full-time em seu ambiente de operações. A Mosaique se responsabiliza pela administração de pessoal, suporte técnico, treinamento e reciclagem de conhecimentos dos profissionais alocados, garantindo a qualidade dos serviços e reduzindo custos e responsabilidades do cliente com pessoal.

Quando o ambiente da instituição não exigir a presença de técnicos em regime de tempo integral, mas necessita da garantia de continuidade das operações, o cliente poderá optar por um contrato de manutenção de equipamentos e suporte local. Neste caso, os contratos podem oferecer a reposição de equipamentos e a imediata substituição por backups, suporte/manutenção local e suporte via correio eletrônico ou fax, de acordo com as exigências e necessidades do cliente.
Redes Locais e Remotas

O sucesso na implementação de uma rede, por menor que seja, requer planejamento e gerência adequada do projeto. As rápidas mudanças na tecnologia determinam que um projeto de rede deve satisfazer as necessidades atuais de operação e as limitações de recursos financeiros ao mesmo tempo em que seja flexível a futuras expansões e mudanças na arquitetura.

5. Cabling e Instalação de Equipamentos

A implementação de uma rede requer a instalação apropriada de cabos e equipamentos.
A Mosaique conta com uma equipe composta por um engenheiro de redes, analistas de suporte e técnicos em cabeamento habilitados a instalar todos os itens especificados no projeto, incluindo:

• Preparação e passagem de cabos;
• Instalação e configuração de switch´s, roteadores e outros dispositivos de comunicação;
• Instalação de placas de rede em servidores e estações;
• Testes de equipamentos, diagnóstico e correção de problemas.

6. Soluções VOIP

Elaboramos projetos para implantação de tecnologia VOIP possibilitando a instituição a redução de custos com ligações DDD, DDI e GSM e ainda tornando a ligação entre filiais sem custo.